TONMEISTER

O que é a diferencia entre Masterizaçao Artesanal e Masterizaçao Industrial?

Tischmeyer e Omid, Sessao de Masterizaca, Alemanha
Tischmeyer e Omid, Sessão
Masterização, Alemanha
A maioria dos técnicos de som, produtores musicais e artistas/músicos em geral sabem que a Masterizaçao é essencial para garantir o nível de qualidade do produto final - o CD a ser comercializado no mercado. Mesmo com o avanço do Homestudio no mercado, competindo diretamente com os estúdios de gravaçao comerciais/profissionais, a Masterizaçao continue ocupando um lugar essencial na produçao de um CD.
Com muitas produçoes feitas em Homestudio, a Masterizaçao ganhou mais espaço e importância ainda, porque é acabou se transformando a última chance de corrigir qualquer descuido da produçao, na parte anterior, como na gravaçao ou na mixagem. Se o projeto foi mixado em uma técnica de mixagem, na qual as ondas estacionárias nao foram tratadas, é comun a mixagem ter estas falhas impressas no espectro sonoro dela. A Masterizaçao pode recuperar o balanço natural, que especialmente importante para produçoes caseiras, e leventar a produçao para o nivel profissional.
Mas limitar o ajuste do equilíbrio tonal a correçoes acústica, correçoes de captaçao e mixagem nao seria jus a grande arte da Masterizaçao. A Masterizaçao nao é somente corretiva, mas também tem uma parte criativa, muito valorizado nos grande estúdios de Masterizaçao.
Um outro aspecto da Masterizaçao é de levantar o volume geral da música, de uma maneira, que nao prejudique o equilibro tonal e outros aspectos musicais, como diferencias dinâmicas da música. É nesta parte que a maioria das Masterizaçoes industriais faliam. Neste tipo de Masterizaçao se estabelece um preset, baseado em uma música (ou em casas nao-profissionais baseado em outros trabalhos de outros clientes) que esta sendo aplicado a todas as faixas, muitas vezes ignorando o espectro tonal ou a faixa dinamica musical. O moto virou: quanto mais volume melhor! Mais volume tem as suas vantagens, especialmente referente a nossa dificuldade de ouvri graves e agudos em volumes baixos, mas se deve respeitar os seguintes limites:
      • Rock, Hardrock, Metal, Punk: até -10dBFS/RMS
      • Tecno, Trance, Elektro: até -10dBFS/RMS
      • Pop, R'n'B, HipHop, Broadcast: até -12dBFS/RMS
      • World, Chillout, Lounge: até -14dBFS/RMS
      • Jazz, Bossa, Chorinho: até -16dBFS/RMS
      • Música Clássica: até - 18dBFS/RMS
 
Mas a Masterizaçao é muito mais que correçao do espectro e levantar o volume geral. A Masterizaçao Artesanal procure entender cada música dentro do CD e como ela se relaciona entre as outras faixas do CD. Também se consideram aspectos estilísticos do trabalho, adequando as músicas as tendencias gerais do mercado. Isso se torne especilamente importante, se a música for tocado na radio, junto com outras músicas do mesmo estílo.
A diferencia da Masterizaçao Industrial e Masterizaçao Artesanal pode ser reduzida a isso: A Masterizaçao Industrial trabalhe de fora para dentro, sendo impoe um preset estabelecido a todas as músicas, sem considerar nuancas intrinsicas as musicas. A Masterizaçao Artesanal porem, trabalhe de dentro para fora, sendo procure a entender a música, seu contexto dentro do CD e o seu lugar dentro do estílo geral. As decisoes acabam sendo mais locais, no sentido, que cada faixa tem uma masterizaçao diferente e pequenas falhas internas da faixa acabam sendo corrigidas.
Somente a Masterizaçao Artesanal pode garantir que cada música alcança o seu potencial e que a integridade artistica original nao esteja prejudicada.
(artigo por Omid Bürgin na www.audiomedia.com.br)